
Ronaldo Figueiró (Coordenador do grupo)
Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mesma instituição pela qual concluiu Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Ecologia. Entre 2013 e 2015 realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde (PPGBS/Fiocruz). Hoje é editor-chefe da Acta Scientiae et Techinicae. Atualmente professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Zona Oeste, onde atua na área de Ecologia de Comunidades, com ênfase em Diptera: Simuliidae, estudando os fatores bióticos e abióticos associados aos seus padrões de distribuição, seu potencial bioindicador da qualidade da água de rios e córregos.

Tatiana Nascimento Docile (Pesquisadora colaboradora)
Possui graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal Fluminense (2012), mestrado em Ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em ecologia na mesma instituição (2018). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica na Fundação Oswaldo Cruz e estudou a biologia e a dinâmica de populações de larvas de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) e suas relações com fatores bióticos e abióticos. Ingressou no início do mestrado no Laboratório de Entomologia da UFRJ e é colaboradora do grupo de pesquisas de Ecologia de Macroinvertebrados Aquáticos e Insetos Vetores no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), no qual participa de projetos de pesquisa e extensão, além de co-orientar alunos de graduação. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vanderlaine Menezes (Pesquisadora colaboradora)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências Nucleares (conceito 6 da CAPES) da UERJ. É pós-doutora (2010-2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em conservação de espécies de lagartos ameaçados de extinção. Atuou como Professora Visitante do Departamento de Ecologia/UERJ (2012-2016), Pesquisadora de Apoio à Pós-Graduação/UERJ (2016-2018), Professora da Pós-graduação em Medicina do Esporte e Nutrologia/HZM (2016-2018), Professora do curso de graduação em medicina/UNESA (2017-2018) e Coordenadora do Eixo de Seminário Integrado da Universidade Estácio de Sá (2018).Atualmente é Professora Adjunta da UERJ-ZO, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ (2009-atual) e do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO (2018-atual). Seu interesse em pesquisa inclui ecologia, conservação, variabilidade genética e o entendimento dos impactos antrópicos sobre as populações e comunidades de espécies de vertebrados e seus biomas.

Ivyn Karla Lima de Sousa (Pesquisadora colaboradora)
Possui como primeira graduação em Biotecnologia pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (2015), e como segunda graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Mestre em Ciências Biológicas - Zoologia pelo Programa de Pós-graduação do Museu Nacional - UFRJ (2019), e Doutora em Ciências Biológicas - Zoologia pelo Programa de Pós-graduação do Museu Nacional - UFRJ (2024). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Taxonomia de Grupos recentes em entomologia, especificamente em insetos aquáticos e interesse em educação ambiental e sustentabilidade. Atualmente Professora Substituta da Uerj-Zo na Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde (FCBS).

PÓS-GRADUANDOS
Ingrid Cristine Guimarães Pereira
Farmacêutica pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste ( UEZO - 2018). Foi aluna de iniciação científica no INTO em 2017 no projeto de identificação genética de polimorfismo em Osteossarcoma (2016). Em seu trabalho de conclusão de curso de graduação realizou um levantamento bibliográfico e análise de referências bibliográficas no período de iniciação científica no LIPE-BRA (Laboratórios Integrados de Pesquisa em bactérias resistentes aos antimicrobianos pela UEZO que foi utilizado para obtenção do grau de farmacêutico pela UEZO e rendeu a elaboração e redação do artigo de revisão intitulado ?Ambiente Marinho como reservatório da resistência bacteriana aos antimicrobianos e o seu impacto na saúde humana?. Concluiu Pós graduação MBA em Cosmetologia pelo Instituto de Cosmetologia em Campinas (2020). Pós Graduada em Farmácia Clínica (03/21). Trabalha atualmente como Farmacêutica da Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro desde 2019 e é mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UERJ desenvolvendo um projeto que investiga a presença de bactérias resistentes em larvas de Diptera: Simuliidae.

Tainá Maria Miranda Souza
Graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Biotecnologia e Produção pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), espceialista em Ciências Ambientais pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UERJ e hoje doutoranda no Museu Nacional UFRJ, desenvolvendo seu projeto no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde da FCBS/UERJ. Possui também formação de Técnico em Química pela Escola Técnica Rezende Rammel (ETRR).

Willian Rodrigues da Costa Marinho
Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ NUPEM). Especialista em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).Possui graduação, grau de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Técnico em Vigilância em Sáude com ênfase no combate às Endemias (UFRGS). Desenvolve pesquisa no laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais, localizado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade ( NUPEM / UFRJ), atuando nas seguintes áreas: Taxonomia, Genética e Ecologia de vetores com ênfase nas famílias Culicidae e Simuliidae. Tenho interesse e experiência também em pesquisas relacionadas a temas na área de Zoonoses.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Agatha Alves Silva
Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro campus Zona Oeste (UERJ-ZO). Aluna de Iniciação Científica em Simulídeos no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde (LABMas), sob orientação do D.Sc Ronaldo Figueiró e co-orientação da M.Sc Tainá M. M. S. Martins.

Bárbara Alves Victer
Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Zona Oeste (UERJ-ZO). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq em Diversidade e Ecologia de Diptera:Simuliidae no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde (LABMas), sob a orientação do Dr. Ronaldo Figueiró Portella Pereira. Além disso, atua como Secretária Adjunta na Liga Acadêmica de Ecologia e Conservação (LAECO).

Débora Nunes dos Santos Pereira
Graduanda em Ciências Biológicas - Biotecnologia e Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro campus Zona Oeste (UERJ-ZO). Aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde (LABMas), sob orientação do D.Sc Ronaldo Figueiró e co-orientação da M.Sc Tainá M. M. S. Martins. Bolsista Prodocência (UERJ) no projeto em Radiobiologia sob orientação do D.Sc André Pereira de Almeida. Atua como integrante do projeto de Extensão Biodialogando (UERJ-ZO) e na Liga Acadêmica de Fisiologia e Fisiopatologia (LAFF).

Eric Santana Arruda
Graduando em Ciências Biológicas, ênfase Biotecnologia e Produção, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Campus Zona Oeste (UERJ-ZO); Aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde (LabMAS) na UERJ-ZO, orientado pelo Professor Doutor Ronaldo Figueiró Portella Pereira e coorientado pela M.Sc Tainá M. M. S. Martins; Aluno do grupo de extensão universitária Biodialogando, coordenado pela Professora Doutora Eidy de Oliveira Santos, na UERJ-ZO.

Milena Cavalcanti Pinto Lopes
Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro campus Zona Oeste (UERJ-ZO). Aluna de Iniciação Científica em Simulídeos no Laboratório de Meio Ambiente e Saúde (LABMas), sob orientação do D.Sc Ronaldo Figueiró e co-orientação da M.Sc Tainá M. M. S. Martins.

EGRESSOS
Christina de Albuquerque Ferreira
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado – com ênfase em Produção Químico- Biológico) pelo Centro Universitário da Zona Oeste – UEZO, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO), tendo estudado em sua dissertação o uso e qualidade da água no Parque Estadual da Pedra Branca.

Luana Braz de Lucena
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO (2013). Durante a graduação, trabalhou com padrões de distribuição das formas imaturas de Diptera: Simuliidae no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, estudando fatores bióticos e abióticos que os influenciam. Concluiu seu mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO), no qual testou a eficácia da atividade larvicida de extratos vegetais sobre larvas de simulídeos.

Tayanna Rodrigues da Costa
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO) tendo estudado a distribuição altitudinal de imaturos de simulídeos (Diptera: Simuliidae) no Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro.

Vanessa Cristine de Souza Carneiro
Possui graduação (bacharelado) em Ciências Biológicas pela Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). concluiu o mestrado de Ciência e Tecnologia Ambiental pela Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica na Fundação Oswaldo Cruz na área de virologia, onde produziu insumos para elaboração de teste rápido para a detecção de vírus da hepatite A. Atualmente estuda atividade larvicida de espécies de Myrtacea em larvas de Aedes Aegypti.
