

Coordenação Geral:
Ronaldo Figueiró
Alexander Machado Cardoso
​
Comitê Científico:
Albert Suhett
André Almeida
Edmilson Monteiro de Souza
Eidy Oliveira
Judith Liliana Solorzano Lemos
Maria Rita Guinâncio Coelho
​
Comissão Organizadora
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
Equipe Executora:
Ana Clara Borsatto
Ana Luisa Teixeira
Andressa Cabral
Carla Caroline Amaral
Carolina Souza do Nascimento
Christina Albuquerque
Christiane Bonifácio
Hellen Fernandes
Irapoan B. Dos Santos Júnior
Ivete Ramos de Arruda Buffolo
Ivyn Karla Lima de Sousa
Jeferson Vital de Souza Ribeiro
João Vitor Gesteira
Leonardo Morgado
Luanna Araújo
Lucas Ribeiro Teixeira
Marcos Requieri
Pedro Gustavo Theófilo
Suzana Silva dos Santos
Tainá Miranda
Tainá de S.C. Torres
Tayanna Rodrigues da Costa
Thamyres Vianna
Thaynah Caroline Andrade
William Rodrigues
​

Inscrições Encerradas
Agradecemos a todos aqueles que efetuaram suas inscrições, aguardamos a todos no evento!
​




Como chegar descendo na estação
Benjamim do monte:
​
Pegue a supervia no sentido Santa Cruz e desça na estação Benjamim do Monte, seguindo a pé o caminho indicado até a UEZO
Como chegar usando o ônibus da UEZO:
​
Pegue a supervia no sentido Santa Cruz e desça na estação Campo Grande, saia na direção da rua Campo Grande e caminhe para a esquerda até o último ponto de ônibus. O ônibus circular da UEZO sai do campus nos horários de 12h20; 13h20; 16h; 17h10, levando em média 10 minutos para chegar até o ponto do lado da estação.

Programação
15h Interações ecológicas de Aedes vetores e seu impacto sobre a transmissão de arboviroses
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Profa. Dra. Nildimar Honório (FIOCRUZ)
Nildimar Honorio é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz e coordenadora do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores-NOSMOVE (Parceria DIRAC-IOC-VPAAPS). É bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (1994), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1999) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2009). Atualmente esta desenvolvendo pos-doutorado na Universidade da Florida, Estados Unidos, sob a supervisão do Dr. Phil Lounibos e Dr. Barry Alto. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes aegypti, dengue, Aedes albopictus, anofelinos, ecologia de vetores, epidemiologia e mobilização social e educação permanente no controle do dengue. Membro da comissão do Programa de Controle da Dengue em Manguinhos (PCDM). Atua no campo da educação popular em saúde e formação de jovens e crianças moradoras do território de Manguinhos e de áreas endêmicas do Rio de Janeiro. Atualmente orienta no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC e é membro do Comitê do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC e Bolsista do Programa Jovem Cientista da FAPERJ.
​
16h A dança cósmica de Shiva: contingências e ritmo na evolução da vida
​
​
​
Prof. Dr. Fernando Fernandez (UFRJ)
​
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD (Ecology) pela University of Durham (1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação. Autor dos livros "O Poema Imperfeito: cronicas de biologia, conservação da natureza e seus heróis" e "Os mastodontes de barriga cheia e outras histórias - crônicas de biologia e conservação da natureza". Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia populacional de mamíferos; conservação, manejo e reintrodução de populações de mamíferos; e paleoecologia, com ênfase nas extinções de megafauna do Quaternário. Também se dedica à divulgação científica, especialmente sobre biologia da conservação, ecologia, história ecológica, paleoecologia e evolução.
17h Bactérias bioluminescentes como ferramentas no tratamento de resíduos
​
​
​
​
​
Prof. Dr. Fábio Moraes (UCB)
​
Possui graduação, bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Química Analítica pelo Instituto de Química, Centro de Tecnologia, CT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Engenharia Química, área de atuação Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, pela Escola de Química, EQ, UFRJ. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Castelo Branco e Coordenador do Laboratório de Biologia Marinha, Centro de Pesquisas Biológicas, UCB. Atuou na indústria química, BAYER/TRIBEL como Analista Ambiental Biólogo durante 10 anos, com ênfase no laboratório físico-químico, instrumental, absorção atômica e laboratório biológico. Atuou em Estações de Tratamento de Despejos Industriais, ETDI, na implantação de Planta Piloto e P&D. No laboratório de pesquisa e desenvolvimento da indústria Bayer-Tribel aplicou técnicas de ultra congelamento em bactérias marinhas, através do uso de crioprotetores, em Vibrio fischeri. É Professor do curso de Pós-graduação em Engenharia da UFRJ. É pesquisador e orientador nas áreas de Engenharia Ambiental, Química Analítica, Química Instrumental, Ecotoxicologia, Microbiologia e Biologia Marinha.
​
​
18h Vivências e Pesquisas em Educação Ambiental
Profa. Dra. Laísa Freire (UFRJ)
Laísa Maria Freire dos Santos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ (2010) com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya (2009). Foi professora da Universidade Estácio de Sá (2004-2006), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-2006) e do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ) (2006-2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia no laboratório de Limnologia (http://www.biologia.ufrj.br/limnologia/). Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ (http://www.nutes.ufrj.br/) e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (NUPEM/UFRJ). Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos processos de formação de professores, ensino de ecologia, gestão e Educação Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para análise crítica do discurso em contextos educacionais e análises do processo de gestão ambiental no licenciamento de petróleo e gás. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de formação de professores de ciências e biologia e elaboração de material didático para o ensino de ecologia.
​
​
​
​
19h Introdução à microbiologia da biocorrosão
​
​
​
​
​
​
Prof. Dr. Guilherme Inocêncio Mattos (CEFET-RJ)
Possui bacharelado em Biologia (modalidade Genética) e licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; além de mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, desenvolvendo estudos na área de Genética Molecular. Também é doutor em Ciências (Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) pela Escola de Química - UFRJ. Atualmente é docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca onde participa e coordena projetos de pesquisa e extensão relacionados a meio ambiente e tecnologias para mitigação de impactos ambientais - ênfase em processos de biodegradação, biorremediação e biocorrosão associados ao biodiesel e misturas diesel/biodiesel - e ao Ensino de Ciências, principalmente para o desenvolvimento de estratégias didáticas.
​






A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste promove no dia 26 de outubro de 2017 o 2º Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental do Rio de Janeiro, um evento que visa propiciar o encontro de estudantes e profissionais das ciências ambientais e áreas afins gerando um foro de discussão abrangente de temas como Biorremediação, Evolução e Educação Ambiental.
O Simpósio é promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO, direcionado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área ambiental.